Por que o investidor brasileiro teve o pior retorno em investimentos em 2024?

Kit Brasil é o culpado

“Kit Brasil" é o nome dado a uma estratégia de investimento comum aqui no país, composta por ativos majoritariamente locais, como renda fixa e ações de empresas brasileiras. No ano passado, essa abordagem não deu certo.

Em 2024, essa estratégia teve um retorno de apenas 1,9%, muito abaixo do CDI, que foi de 10,9%. Esse foi um dos piores desempenhos da última década. Por que isso aconteceu?

O desempenho do “Kit Brasil” foi comprometido pela pressão fiscal no Brasil e pela desvalorização do real frente ao dólar.

Como evitar

o pior retorno em investimentos em 2025?

A resposta está na diversificação inteligente, com uma combinação de ativos brasileiros e internacionais.

Isso porque, em tempos de crise, investir no exterior pode ser uma boa estratégia. A exposição internacional ajuda a proteger seu portfólio e a reduzir a dependência dos problemas econômicos locais.

Uma análise do Kit Brasil com 15% de alocação no exterior mostrou que essa exposição elevou o retorno para 10,3%.

O resultado comprova a tese de que a diversificação internacional é fundamental já que, mesmo em um ano desafiador, o portfólio com exposição ao exterior conseguiu superar o CDI e proteger melhor o patrimônio.

Como investir

no exterior?

Existem duas maneiras de investir em ativos globais: usando BDRs e ETFs em corretoras brasileiras ou abrindo uma conta em uma corretora internacional.

BDRs e ETFs

Por meio de BDRs, você pode investir em ações de empresas estrangeiras sem precisar abrir uma conta internacional. ETFs, como o IVVB11, também oferecem acesso a índices globais.

Conta em corretora internacional

Abrir uma conta em uma corretora internacional amplia suas opções de investimento, permitindo negociar ações, ETFs, títulos de dívida, fundos e opções nos EUA e em outros mercados.

Descubra como investir no exterior e a gestão de carteiras administradas pode ajudar a otimizar sua estratégia, unindo ativos locais e internacionais.

Leia o artigo completo!

Quer potencializar seus investimentos e evitar

os piores retornos?